CENTRAL DE MONITORAMENTO: (11) 5031-4485
CENTRAL DE RELACIONAMENTO: (11) 2348-8080
COMERCIAL: (11) 2348-8080 / RAMAL: 711
SAC: (11) 2348-8080 / RAMAL: 705

Golpistas ao telefone

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

O toque do telefone, um número desconhecido chama. Cuidado! Os trotes telefônicos sempre existiram, mas criminosos criam métodos cada vez mais sofisticados para fazer deles poderosas armadilhas. Desde os tipos de golpes mais comuns, onde alguém grita e chora dizendo ser um parente e a vítima, tomada de surpresa, acredita estar realmente falando com um filho ou sobrinho em apuros, ou quando alguém afirma ser do banco onde a vítima possui conta e a persuade a entregar seu cartão e senha a um motociclista desconhecido, são inúmeros os golpes praticados atualmente.

Nesta nova modalidade, assim que você atende a ligação, o golpista faz uma pergunta cuja resposta deve ser um “sim”. Algo como:

- Você está me ouvindo?

- Você é o dono da casa?

- Pode falar agora?

Se ouvir esse tipo de pergunta, desligue. O golpista quer gravar sua voz, mais precisamente, quer gravar você dizendo “sim”. Com isso, ele pode efetuar compras e transações financeiras em seu nome.

Em alguns casos, dizer “sim” representa um contrato verbal. É como dizer “eu aceito” ou “concordo” liberando compras online. Assinaturas por voz já são utilizadas e consideradas legítimas por várias empresas para confirmar dados de um cliente, compras e transferências bancárias.

Para se precaver, evite atender números desconhecidos, nessas situações, os criminosos sabem que o seu é um número válido e pode ser usado em fraudes. Chegam a revender seu número para outros golpistas.

Se optar por atender a ligação de um número desconhecido, seja cuidadoso e evite responder às perguntas com a palavra “sim”. Prefira perguntar ao seu interlocutor quem ele é e porque está ligando. Você também pode configurar seu telefone para transferir ligações de números desconhecidos diretamente para sua caixa postal. Golpistas nunca deixam recados de voz.

Jamais dê informações pessoais a estranhos, muito menos por telefone, mesmo que se identifiquem como funcionários do seu banco ou de empresas conhecidas.

Também não atenda ligações de números ocultos. Quem deseja falar com você deve, no mínimo, possibilitar que você identifique o número que chama.

Por fim, oriente seus familiares e não se sinta intimidado por desligar na cara de um estranho, provavelmente muito mal-intencionado. Acima de tudo, pense na sua segurança e de seus familiares.

Para garantir sua tranquilidade, conte com a Prodetech - Segurança ao seu alcance!

Email

Matriz

Rua Geraldo Flausino Gomes 61 - 12o Andar

Itaim Bibi - São Paulo - SP

CEP: 04575-060