CENTRAL DE MONITORAMENTO: (11) 5031-4485
CENTRAL DE RELACIONAMENTO: (11) 2348-8080
COMERCIAL: (11) 2348-8080 / RAMAL: 711
SAC: (11) 2348-8080 / RAMAL: 705

Como agir durante um incêndio

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

É preciso lembrar que um incêndio sempre pode ser evitado, desde que sejam observados alguns cuidados. Em primeiro lugar, é preciso saber um pouco mais sobre como o fogo se forma. Para que ele se propague são necessários três elementos: combustível, calor e oxigênio. O calor é a energia que se produz por combustão, faíscas, compressão ou atrito. O oxigênio mantém a combustão e o combustível é o material sólido, líquido ou gasoso que se queima. Juntos, formam o que chamamos de triângulo do fogo.

Assim, para combater o incêndio, é necessário quebrar esse triângulo, eliminando um de seus

três componentes, por exemplo, abafando o combustível, isolando ou retirando o material, ou ainda, resfriando para eliminar o calor.

Para prevenir um incêndio, verifique sempre as instalações elétricas, respeite os avisos de proibido fumar, nunca abandone cigarros acesos, desligue máquinas e equipamentos que não estejam em uso, não faça ligações clandestinas, mantenha em local seguro todo e qualquer material inflamável e armazene apenas pequenas quantidades desses materiais. Cuide para que corredores e áreas de circulação estejam sempre desimpedidos.

Se, apesar de todos esses cuidados, um incêndio acontecer, mantenha a calma. Os integrantes da Brigada de Incêndio de sua empresa ou condomínio, são treinados para agir nessas situações, siga as orientações.

Acione o botão de emergência, chame os bombeiros ligando para 193 e procure desligar das tomadas os equipamentos que estiverem a seu alcance.

Se os membros da Brigada de Incêndio derem ordem de fuga, obedeça às instruções, não utilize os elevadores, não tente salvar bens materiais, não force a entrada nas escadas, não grite, não corra.

Se tiver dificuldade para fugir, mantenha suas roupas molhadas, sinta a temperatura de uma porta antes de abri-la, se estiver quente, não abra.

Num ambiente enfumaçado, respire pelo nariz para resfriar e filtrar o ar que entrará nos pulmões, rasteje em direção à saída. Deixe o combate ao fogo a cargo dos membros da Brigada de Incêndio e do Corpo de Bombeiros, mas, lembre-se que é de grande utilidade interessar-se em aprender sobre o funcionamento de extintores de incêndio, seus diversos tipos e sua localização.

Por último, soltar balões é crime. Pode provocar incêndios e queda de aeronaves. Denuncie.

Matriz

Rua Geraldo Flausino Gomes 61 - 12o Andar

Itaim Bibi - São Paulo - SP

CEP: 04575-060