CENTRAL DE MONITORAMENTO: (11) 5031-4485
CENTRAL DE RELACIONAMENTO: (11) 2348-8080
COMERCIAL: (11) 2348-8080 / RAMAL: 711
SAC: (11) 2348-8080 / RAMAL: 705

Dicas de Primeiros Socorros

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Um atendimento inicial pode salvar uma vida em casos de emergência. Primeiros Socorros são os tratamentos imediatos que podem ser prestados por qualquer pessoa, no próprio local e duram até o paciente estar sob cuidados médicos.

Existem vários tipos de emergências e é importante saber o que fazer enquanto o médico não vem. Sempre chame o socorro através dos telefones 192 (SAMU) e 193 (Corpo de Bombeiros),

fornecendo o endereço completo da emergência e algum ponto de referência, mantenha a calma e procure agir como indicado nos exemplos abaixo:

- Numa crise convulsiva, deite a vítima de lado, com a perna que está acima dobrada e o braço embaixo da cabeça, proteja a vítima e afaste objetos próximos. Não tente jamais colocar a mão na boca da vítima. Pode ocorrer perda de consciência ou vômito, por isso essa posição é importante para evitar sufocamento da vítima.

 

- Em casos de queimaduras, lave o local afetado somente com água em temperatura ambiente. Não rompa bolhas e nem retire as roupas coladas na região atingida. Não cubra as queimaduras com tecidos ou outros materiais. Se tiver, use soro fisiológico para hidratar o ferimento. Não coloque creme dental, borra de café, açúcar ou qualquer outra substância, pois podem contaminar a lesão. Retire anéis, brincos ou correntes da região da lesão.

 

- Num engasgamento, estimule a vítima a tossir. Caso ela não consiga tossir e respirar, posicione-se atrás da vítima e coloque uma de suas mãos fechadas, com o polegar para baixo, na região entre o umbigo e a boca do estômago. Coloque sua outra mão sobre a primeira e faça compressões abdominais para trás e para cima. Isso irá pressionar o pulmão da vítima para que o ar residual interno expulse o objeto. Repita a manobra até que a desobstrução aconteça e, caso a vítima perca a consciência, realize a massagem cardíaca.

 

- A massagem cardíaca é realizada quando a pessoa está sem respiração ou agoniza para respirar. Verifique os sinais de respiração através de sons e movimentos do tórax. Fique de joelhos ao lado da vítima, deite-a de modo que as costas estejam numa superfície rígida. Posicione seus braços estendidos, com os dedos entrelaçados, no centro do tórax da vítima, entre os mamilos. Utilize o peso do seu corpo e inicie compressões torácicas de forma rápida e forte. Essa manobra deve ser efetuada com frequência mínima de 100 compressões por minuto, sempre permitindo o retorno total da parede torácica da vítima e não deve ser interrompida até a chegada do socorro médico.

 

- As doenças do coração são as principais causas de mortes no mundo, estima-se que 84% dos casos ocorram nos domicílios ou em locais públicos. Os principais sintomas de um infarto são: desconforto com dor irradiante e intensa, sensação de aperto, pressão, queimação ou ardência na região torácica, além de palidez repentina, sudorese, fraqueza extrema, falta de ar, náuseas e sede. Nesse caso, não dê água à vítima, estimule-a a tossir e transporte-a para o hospital, mantendo-a consciente tanto quanto possível.

 

A PRODETECH espera, com essas dicas simples, colaborar para que cada vez mais, um grupo maior de pessoas saiba como agir em casos de emergências e mais vidas sejam preservadas.

Matriz

Rua Geraldo Flausino Gomes 61 - 12o Andar

Itaim Bibi - São Paulo - SP

CEP: 04575-060