CENTRAL DE MONITORAMENTO: (11) 5031-4485
CENTRAL DE RELACIONAMENTO: (11) 2348-8080
COMERCIAL: (11) 2348-8080 / RAMAL: 711
SAC: (11) 2348-8080 / RAMAL: 705

Os danos do Plástico no Meio Ambiente

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Poucas pessoas conhecem os danos provocados pelo plástico no nosso meio ambiente. Nos acostumamos a encontrá-lo em quase tudo o que usamos e, apesar de sua durabilidade, o plástico tem sido utilizado largamente pela indústria dos descartáveis e aí reside o grande problema.

Justamente por sua durabilidade e resistência, o plástico se torna um inimigo do meio ambiente após o descarte, ocupando um grande volume de difícil decomposição.

O plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor, o que provoca falta de espaço nos aterros sanitários, proliferando-se os lixões a céu aberto, sem falar na contaminação da água dos rios e lençóis freáticos.

Aproximadamente 8 milhões de toneladas de plástico são descartadas nos oceanos todos os anos, desequilibrando o ecossistema marinho. Esse material degrada-se em micropartículas que são engolidas por peixes, tartarugas e aves marinhas. Sacolas plásticas se enrolam nesses animais e eles morrem de forma lenta e dolorosa, seja pela ingestão ou pela armadilha que as sacolas plásticas representam.

O plástico é, assim, responsável pela morte de 100 mil animais marinhos por ano, o que representa uma ameaça de extinção para algumas espécies como a tartaruga marinha, albatroz, pelicanos e vários peixes.



Chegou o momento de se pensar que todos os tipos de plástico podem e devem ser reciclados, erradicando o descarte no meio ambiente. Para isso, muitos de novos hábitos devem ser repensados, já que o ritmo da reciclagem hoje não acompanha a produção e o descarte.

Sacolas descartáveis levam em média 200 anos para se decompor, enquanto isso, elas entopem córregos e bueiros, são ingeridas por animais marinhos provocando suas mortes e sua decomposição libera gás carbônico, contribuindo para o efeito estufa. Elas podem ser substituídas com vantagens por ecobags reutilizáveis para as compras. Lixeiras podem ser forradas com sacos de papel ou jornal reaproveitados e de fácil compostagem.

Uma simples escova de dentes leva mais de 300 anos para se decompor, mas já existem opções com cabo de bambu e cerdas de carvão vegetal que, após o tempo de uso, podem simplesmente ser enterradas no quintal de casa, se decompondo sem prejuízos, voltando à natureza.

O mesmo vale para canetas que podem ser recarregadas ou substituídas por lápis, em alguns casos. Marca textos podem ser substituídos por lápis de cor. O efeito é ótimo e a natureza agradece.

Optar por embalagens e produtos biodegradáveis, que seguem um processo de decomposição natural no meio ambiente é mais uma boa opção.

E as garrafas PET? Ah, essas são as grandes vilãs. Assim como os canudos plásticos, elas representam toneladas de lixo descartado e não reciclado.

Para evitar que esses vilões vençam a batalha, acostume-se a carregar sua própria garrafa de água, reutilizável. Reabasteça sua companheira no filtro de casa, da escola ou escritório. Com isso, você economiza evitando comprar água na rua e ajuda a preservar a vida.

O mesmo vale para os canudos plásticos, já proibidos em alguns países. Existem versões em vidro, aço inox, bambu e até macarrão!

Reutilize ao máximo embalagens de plástico e, quando isso não for possível, lave-as e encaminhe para locais de coleta de material reciclável.
 

A PRODETECH e o COLÉGIO SÃO SABAS se uniram para preservar o meio ambiente e trazer aos alunos, colaboradores e funcionários uma nova experiência, promovendo um mutirão de preservação ambiental.

Serão distribuídos squeezes pela PRODETECH para que todos se sintam incentivados a desprezar o uso de copos e garrafas descartáveis e tenham sempre à mão a garrafinha de água, tão indispensável.

Esse será só o primeiro passo. Vamos evitar o uso de descartáveis em todos os sentidos: copos, talheres, pratinhos e tudo o que puder ser substituído por opções reutilizáveis e duráveis.

Mais informações virão, a PRODETECH e o COLÉGIO SÃO SABAS irão promover novas ações e trazer muitas outras informações e opções de consumo consciente e sustentável.

Afinal, todos juntos podemos mudar o panorama assustador que o acúmulo de plástico no meio ambiente representa e buscar meios de utilizar esse produto versátil de uma maneira saudável para todos e para o futuro.

Matriz

Rua Geraldo Flausino Gomes 61 - 12o Andar

Itaim Bibi - São Paulo - SP

CEP: 04575-060