Dicas de segurança: Assalto a pedestre

Escrito por VERA LOURENÇO / DESIGNER: LEONARDO CASTRO em .

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Mais de 500 pedestres são assaltados por dia em São Paulo. Os números variam nas diversas capitais do Brasil, mas o índice de roubos a transeuntes lidera com folga sobre as outras modalidades de crime.

A dificuldade em combater esse tipo de delito, por parte das polícias é grande, se considerarmos que não existem quadrilhas especializadas em assaltos a pedestres ou um bairro específico onde isso ocorra com mais frequência.

Via de regra, as vítimas são abordadas nas paradas de ônibus ou caminhando pelas ruas,não necessariamente nos chamados “horários de pico”.

A polícia trabalha com base em números, por isso é importante o registro do Boletim de Ocorrência, a fim de que as instituições policiais direcionem recursos e promovam abordagens a fim de coibir os assaltos a transeuntes. Sem o registro, quem se beneficia é o marginal.

Previna-se! Em algum momento, todos nós somos pedestres e é importante estar atento.

- Sempre que possível, ao sair do trabalho, faculdade, escolas, festas, cursos, procure andar em grupos;

- Não ostente jóias ou relógios chamativos em público quando sabe que precisará caminhar pelas ruas;

- Não manuseie seu celular nem ande com ele nas mãos ou no bolso traseiro da calça em suas caminhadas ou dentro de transporte coletivo;

- Mantenha sua bolsa, pasta ou mochila fechadas;

- Criminosos “caçam” suas vítimas, olhando o que vestem, os pertences que carregam e se estão distraídas. Preste atenção nessas pessoas;

- Evite ficar sozinho em paradas de ônibus;

- Procure não se distrair, observe o que acontece ao seu redor;

- Não carregue consigo todos os cartões e documentos ou grandes quantias em dinheiro. Leve consigo somente o necessário, o dinheiro para o dia e não conte-o nas ruas nem abra sua bolsa ou carteira na frente de estranhos;

- Evite locais isolados e pouco iluminados, escadarias escuras e estreitas que ligam uma rua a outra;

- Caso seja vítima de um roubo, mesmo tomando todas essas precauções, mantenha-se calmo, não faça movimentos bruscos, antes de fazer qualquer movimento avise os marginais, não os encare nos olhos, entregue prontamente os pertences exigidos e, após, solicite o registro da ocorrência numa delegacia de polícia. Lembre-se: sua vida émais importante!

- Caso seu smartphone seja roubado, leve o número de IMEI do aparelho, que está na caixa ou Nota Fiscal de compra, quando for à delegacia, para fins de bloqueio. É possível que seu aparelho seja encontrado por policiais numa abordagem de rotina e você será chamado numa delegacia de polícia para recebê-lo em devolução.

A PRODETECH espera, com essas dicas, contribuir para sua segurança e bem estar!

Imprimir