Alerta - Saiba como se prevenir do Coronavírus

Escrito por VERA LOURENÇO / DESIGNER: LEONARDO CASTRO em .

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A PRODETECH se preocupa com a sua segurança em todos os sentidos. Assim, procurou pesquisar um tema preocupante sobre o qual a população tem recebido diversas notícias, algumas não fundamentadas.  Alguns vídeos e boatos falsos nas redes sociais sobre o coronavírus, geram pânico sem levar nenhum esclarecimento útil.

Sim, trata-se de um vírus ameaçador, que já causou algumas mortes e foi declarado  “emergência global”  pela OMS – Organização Mundial de Saúde. 

No entanto, não é um vírus novo, e sim, uma mutação do vírus corona, que já existe há muitos anos e foi descoberto na década de 60. Os dois tipos desse vírus mais conhecidos são o MERS e o SARS, causadores de infecções respiratórias graves, ambos já isolados e controlados.

O que estamos presenciando agora é uma mutação desse vírus, afinal, deixando de lado todas as teorias conspiratórias que falam sobre o “fim dos tempos”, sabemos que na natureza, tudo o que não evolui, morre. Assim também acontece com os vírus, esses microorganismos, quando perdem seu poder letal, tratam de evoluir para não morrer, simples assim.

Cabe a nós, humanos, evoluir  também, criar anticorpos que combatam essa mutação e vencer a luta.

Para vencer, precisamos conhecer nosso inimigo e utiizar as armas que estiverem ao nosso alcance. Isso mesmo, vamos primeiramente conhecer os sintomas da doença que esse vírus nos causa e, a seguir, veremos uma lista de procedimentos simples que são de suma importância nessa batalha, atuando como prevenção:

Os principais sintomas são semelhantes a uma gripe forte:

- febre;

- resfriado;

- dificuldade respiratória;

- tosse e dor de garganta;

- dor muscular;

- coriza.

Vamos combater o coronavírus:

Primeiramente, sabemos que as chances de letalidade desse vírus aumentam em pessoas que, por qualquer motivo, tenham sua imunidade defasada. Logo, é preciso uma alimentação variada, potente em vitaminas e sais minerais que fortaleçam nossas defesas naturais.

O coronavírus é transmitido por perdigotos que são partículas contaminadas de saliva, expelidas através de espirro, fala ou tosse. Por essa razão o uso de máscaras cirúrgicas pode ser bastante útil em determinados ambientes.

Proteja-se:

- lave bem e constantemente as mãos;

- evite lugares aglomerados;

- utilize álcool gel nas mãos com frequência, principalmente ao utilizar transporte público;

- proteja nariz e boca ao tossir ou espirrar;

- beba bastante líquido;

- tome banhos com água quente;

- utilize lenços descartáveis;

- procure atendimento médico se apresentar os sintomas, mesmo que isoladamente.

A PRODETECH já providenciou medidas de proteção para seus colaboradores, que poderão usar máscaras de proteção quando julgarem necessário, durante seu expediente de trabalho e disponibilizou dispensers de álcool gel para higienização das mãos.

Lembremos que o vetor de transmissão  desse tipo de vírus está nos animais silvestres. O consumo da carne desses animais acabou por favorecer essa adaptação de um vírus antigo  num tipo mais agressivo para nós, humanos. Por essa razão, essa mutação do coronavírus se desenvolveu e se espalhou primeiramente na China onde, por questões culturais, o consumo da carne de animais silvestres é bastante apreciado, o que não ocorre com frequência no Brasil.

A boa notícia é que já está sendo desenvolvida na França uma vacina contra essa mutação do coronavírus e as pesquisas estão bem adiantadas.

Se tomarmos as devidas precauções e buscarmos fortalecer nossas defesas naturais, com alimentação e hábitos de higiene saudáveis, seremos capazes de combater e dizimar esse vírus, criando anticorpos que serão passados às gerações futuras.

Essa luta depende muito de nós e a raça humana vem mostrando através dos séculos, sua capacidade de evoluir e manter-se no topo da cadeia alimentar. É claro que nosso objetivo não é o de subestimar um problema de saúde global, que preocupa todos os países, mas sim, de frear o pânico e, incentivar medidas que possam afastar esse mal da nossa realidade. Com inteligência, união e hábitos saudáveis, iremos vencer!

PRODETECH, segurança ao seu alcance!

Imprimir